Unidade Móvel ” Amigo do Peito ” desembarca em Grossos para realização de mamografias

Unidade Móvel ” Amigo do Peito ” desembarca em Grossos para realização de mamografias

Nesta  quarta-feira (14), a Unidade Móvel “Amigo do Peito” que atua no trabalho de prevenção ao câncer de mama desembarcou pela primeira vez em Grossos. Fruto inédito de uma parceira com a Prefeitura Municipal, a carreta Amigo do Peito veio ao município  para realização de exames de mamografia. Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde, 80 mulheres grossenses da zona urbana e zona rural, foram contemplados com 80 mamografias 

A ação aconteceu em frente à Unidade Básica de Saúde Ana Maria Gonçalves, no centro da cidade, e foi direcionado a todas às mulheres que estão na idade de realização do exame, entre 50 e 69 anos, e que há muito tempo esperavam por uma oportunidade para fazer a mamografia.

A unidade móvel dispõe de  uma equipe  de saúde preparada e especializada para a realização dos exames, e conta com  equipamentos de alta tecnologia que garantem a eficácia no diagnóstico das mamografias.

A parceria  com o “Amigo do Peito”  é fruto da gestão Cinthia Sonale que não tem medido esforços para garantir saúde de qualidade a todos os Grossenses, desta vez com olhar voltado às mulheres do município ” É muito importante essa ação direcionado ao público feminino, pois, a realização da mamografia é uma forma de se previnir da doença, quando identificada de forma precoce as chances de cura são enormes.  Esperamos que essa iniciativa encorajem ainda mais às mulheres a se cuidarem. Agradeço a toda equipe da Unidade Móvel pelo cuidado e a atenção às  mulheres . E aproveito a oportunidade para avisar que em Outubro a carreta vai estar de volta ao município com mais ofertas de exames”disse.

A Secretária de Saúde Anny Ariely esteve no local acompanhando a realização das mamografias ” É uma ação muito bonita, pois  mostra o cuidado com a vida e a saúde das  mulheres,  bem como o compromisso  com a saúde pública da nossa cidade” disse.

A mamografia digital é um exame de imagem dos seios, que são obtidos por meio de radiografias. Ele serve para identificar lesões, nódolos, assimetria e diagnosticar precisamente o câncer de mama.

Os resultados das mamografias  ficam prontos em 30 dias após a realização do exame, e logo serão enviados à Secretaria de Saúde do Município, para  UBS Ana Maria Goncalves, e em seguida entregue aos pacientes.

A Prefeitura Municipal de Grossos informa que por meio de um convênio com o Sitema Único de Saúde (SUS), vai contar com os serviços de um mastologista, especialidade médica que estuda e trata as patologias que atingem as mamas. As mulheres devem retornar ao médico que solicitou o exame para mostrarem o resultado, se caso  for necessário o acompanhamento com o médico  mastologista, as consultas serão realizadas na cidade de Mossoró em Clínicas conveniadas ao município. Nos casos em que houver suspeitas ou a doença seja detectada, a mulher será encaminhada para receber tratamento adequado em hospital especializado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *