Sede do América é tombada como patrimônio histórico, cultural e arquitetônico

Sede do América é tombada como patrimônio histórico, cultural e arquitetônico

Medida atende antiga solicitação dos dirigentes e conselheiros do clube

Em ato na sede localizada na Sede Social do América Futebol Clube, na Avenida Rodrigues Alves, bairro do Tirol, em Natal, a governadora Fátima Bezerra assinou portaria que confere àquela edificação o tombamento definitivo – que significa a preservação do imóvel com suas características originais.

O prédio é um exemplar da arquitetura modernista brasileira no Nordeste e um dos exemplares mais representativos da produção modernista norte-rio-grandense, além de configurar um importante marco da história, cultura e sociedade de Natal e do RN.

A sede foi projetada por Delfim Amorim, inaugurada em 1966, e é considerada o maior bem do clube alvirrubro. A sede abriga uma gravura com expressões da cultura popular feita pelo artista Newton Navarro, um dos mais importantes nomes das artes do Rio Grande do Norte.

A sede social do América/RN foi inaugurada em 14 de julho de 1966, na gestão do presidente Humberto Pignataro. Ficou também conhecida como “Babilônia Rubra”, nos primeiros anos de funcionamento, quando recebia a alta sociedade natalense em bailes noturnos e festas carnavalescas memoráveis.

A governadora Fátima Bezerra considerou a assinatura da portaria “um ato de relevante simbolismo para o RN, por sua importância histórica, cultural e arquitetônica. Aqui foi palco de momentos definidores da vida social e política do RN. Lembro que foi aqui foi palco de inúmeros eventos festivos e até políticos de todas as tendências e ideologias. Inclusive foi aqui que realizamos a convenção que lançou minha candidatura ao governo do RN”, registrou.

Fátima enalteceu o trabalho da equipe do Governo do Estado para assegurar o tombamento, “através das secretarias de Educação, de Administração, de Cultura e da Procuradoria Geral e a iniciativa da diretoria do clube em solicitar o tombamento que é a preservação da memória, da história e trajetória de várias gerações”.

O presidente do Conselho Deliberativo do clube, José Nunes afirmou que “hoje, dia em que comemoramos os 108 anos de fundação do clube, estamos recebendo um presente e a realização de um sonho de muitos anos”. O ex-presidente e integrante do Conselho Deliberativo, desembargador Eduardo Rocha agradeceu “a atenção e sensibilidade do Governo do Estado em atender o pleito e realizar todo o trabalho necessário para o tombamento de um patrimônio que não é só do América, mas de todo o Rio Grande do Norte”.

A Governadora compareceu à sede do América acompanhadas dos secretários de Estado, Pedro Lopes (Sead), da Cultura Mary Land Brito, Francisco Araújo (Sesed), Daniel Cabral (Comunicação), secretaria adjunta da Seec, Cleonice Cleusa Kozerski, procurador geral do Estado, Antenor Roberto, procuradora Marjorie Madruga, diretora da Emprotur, Roberta Duarte. Também compareceram os desembargadores Bento Herculano, Francisco Barros, o torcedor símbolo do clube, Baé, dirigentes e conselheiros, vereador em Natal Eribaldo Medeiros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *