RN+Vacina inicia cadastro de adolescentes de 12 a 17 anos para receber vacina contra Covid

RN+Vacina inicia cadastro de adolescentes de 12 a 17 anos para receber vacina contra Covid

Adolescentes de 12 a 17 anos de idade que moram no Rio Grande do Norte podem se cadastrar na plataforma RN+ Vacina para receber a imunização contra a Covid-19. O cadastro foi iniciado na segunda-feira(26).

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), que atua em conjunto com o Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (Lais/UFRN), o cadastro precisa ser feito pelos pais ou responsáveis dos jovens.

A imunização de adolescentes não acontece atualmente no Rio Grande do Norte. A previsão do governo do estado é de que toda a população acima de 18 anos seja imunizada até setembro.

Segundo a Sesap, o estado aguarda a inclusão do grupo de adolescentes no Plano Nacional de Imunização para anunciar o calendário para essa faixa etária. A Anvisa já aprovou a imunização de adolescentes.

Mesmo ainda sem previsão para o início da imunização dos adolescentes no estado, a recomendação é de que os pais já comecem a cadastrar os adolescentes.

“É muito importante esse cadastro antecipado, porque a gente começa a fazer um planejamento, um dimensionamento. O estado e os municípios vão começar a observar onde estão esses menores e fazer o planejamento. E evita que todos se cadastrem ao mesmo tempo, evitando sobrecarga também na plataforma”, explicou Ricardo Valentim.

O Rio Grande do Norte atualmente tem vacinado o público em geral por idade, além de grupos prioritários, como profissionais da indústria.

Em Natal, por exemplo, a imunização acontece pessoas acima de 32 anos atualmente, assim como em Mossoró.

O estado tem neste momento, de acordo com o RN+ Vacina, mais de 1,4 milhão de pessoas vacinadas com uma das doses da vacina e e 548 mil pessoas imunizadas com as duas doses – com o esquema vacinal completo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *