Outubro Rosa: apenadas da Penitenciária Agrícola Mário Negócio receberão atendimentos

Outubro Rosa: apenadas da Penitenciária Agrícola Mário Negócio receberão atendimentos

A programação da campanha Outubro Rosa da Clínica Integrada de Saúde (CIS) do Campus Mossoró UnP ocorre com diversas atividades em toda a cidade, com o objetivo de beneficiar uma importante parcela da população feminina. Na quarta-feira, dia 20, será a vez dos atendimentos de saúde gratuitos acontecerem na Penitenciária Agrícola Mário Negócio, voltados exclusivamente para as mulheres privadas de liberdade.

O intuito da campanha é levar as ações do Outubro Rosa para os mais diferentes públicos, e na penitenciária serão realizados exames das mamas e a coleta de papanicolau das apenadas. Para o coordenador do curso de Enfermagem, Wanderley Silva,o papel como profissionais da saúde é levar esses tipos de serviços a todos os lugares, a todas as pessoas, indistintamente: “Nós sabemos que as mulheres quando privadas de liberdade acabam sendo esquecidas do ponto de vista integral, inclusive em relação à saúde. .

Além da realização de exames, a equipe do Curso de Serviço Social vai realizar uma Sala de Espera, abordando os direitos dessas mulheres em relação à busca pelo tratamento de câncer de mama, de colo uterino”, conta.

Na oportunidade as estagiárias do Curso de Enfermagem levarão orientações sobre os exames que serão realizados e a importância da detecção precoce do câncer de mama e de colo uterino. Atualmente, na Penitenciária Agrícola Mário Negócio existem cerca de 70 mulheres cumprindo pena.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *