Grossos está entre os municípios de baixo risco de contaminação pela Covid-19

Grossos está entre os municípios de baixo risco de contaminação pela Covid-19

A Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap), divulga semanalmente os dados referentes a situação da pandemia no estado, e Grossos está entre as cidades com melhor situação nos índices de contágio da Covid-19. Ou seja, o município está em baixo risco no índice de contágio pelo novo coronavírus.

As informações são do indicador composto, documento que reúne dados como casos confirmados, ocupação de leitos e óbitos e dá uma pontuação entre 1 e 5 para cada cidade. O estudo permite o mapeamento da evolução semanal de casos por município e assim ter um monitoramento da pandemia em todo o estado.

Segundo o indicador composto, Grossos está no escore 2, o que configura risco a baixo da média de incidência de casos.

Para a prefeita Cinthia Sonale, o resultado positivo é fruto do trabalho sério da prefeitura Municipal de Grossos no combate à pandemia, por meio de ações efetivas vem conseguindo obter bons resultados no enfrentamento a Covid-19.

“Saber que estamos numa situação mais tranquila em relação a pandemia nos deixa muito feliz, pois prova que todo o esforço e investimento da nossa gestão está surtindo efeito, desde que assumimos o município nossa prioridade foi o combate a pandemia, por isso, criamos a Unidade Sentinela, a testagem diária dos pacientes suspeitos, disponibilizamos uma equipe multiprofissional e uma ambulância que permanece a disposição da população e vamos continuar fazendo o que for preciso para manter esses índices positivos” destaca Cinthia.

Outro fator que contribui com essa diminuição, é a vacinação que segue avançando no município, atualmente Grossos está vacinando pessoas de 33 anos acima sem comorbidades, além de trabalhadores da indústria de 30 anos acima e demais grupos prioritários. Na última quinta-feira (22) o município imunizou 187 pessoas.

“Seguimos vacinando a população, assim que as doses chegam ao município ampliamos a faixa etária e vacinamos a população, faço aqui um apelo a todos, se chegou a sua idade ou se faz parte de algum grupo prioritário, procure as unidades de saúde para ser imunizado, somente com a vacina e com ações de prevenção, vamos vencer a pandemia” frisa a gestora.

De acordo com o último boletim epidemiológico, divulgado pela secretaria de saúde nesta sexta-feira (23), Grossos possui 04 pacientes suspeitos, e apenas 02 pessoas em isolamento, que estão sendo monitorados pela equipe do Telecovid. Outro número animador, é o de zero pacientes hospitalizados, dado observado desde o último dia 25 de junho.

A prefeita Cinthia Sonale diz que comemora os números positivos mas alerta para que a população continue colaborando para a manutenção desse índices.

“Comemoramos o fato da diminuição de casos no nosso município, mas lembramos a todos que ainda não é momento para relaxar em relação as medidas de prevenção como uso da máscara e evitar as aglomerações, apesar da flexibilização do decreto estadual, precisamos ter a responsabilidade de manter o distanciamento e todas os cuidados para evitar a infecção da covida19, juntos vamos vencer a pandemia, para isso conto com a colaboração de todos” finaliza.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *