Governo do RN promove atividades de lazer no Centro Administrativo

Governo do RN promove atividades de lazer no Centro Administrativo

Durante a 9ª Corrida do Servidor Público, governadora Fátima Bezerra anunciou a realização de eventos para promoção da qualidade de vida da população.

A governadora Fátima Bezerra realizou a sua tradicional caminhada matinal nos arredores e espaço verde do Centro Administrativo, na manhã deste sábado (23), durante o momento presencial da 9ª Corrida do Servidor Público. O evento, que integra as atividades comemorativas ao mês do servidor público, é realizado pelo Governo do Estado por meio do Programa Estadual de Qualidade de Vida e Saúde no Trabalho (PQVST), gerido pela Secretaria de Estado da Administração, e do Programa Nota Potiguar (Secretaria de Estado da Tributação). A chefe do Executivo estadual percorrei cerca de 3 km, acompanhada por gestores e gestoras da administração direta e indireta do Estado, e anunciou duas outras atividades de lazer aos domingos: o início do projeto Bom Domingo, que estreia no dia 07 de novembro, e a realização do Viva Costeira no último domingo do mês.

“Cuidar da saúde é essencial. Todos os dias, onde eu estiver, eu caminho pela manhã, porque eu prezo bastante pela minha qualidade de vida. E hoje, fazendo jus ao fato de ser servidora pública, professora e governadora, eu não poderia ficar de fora da tradicional Corrida do Servidor Público, que este ano foi realizada de maneira híbrida e ano que vem terá a largada presencial”, declarou Fátima Bezerra, ao encerrar o trajeto e anunciar o início das atividades do Bom Domingo, no Centro Administrativo. O objetivo é oferecer à população cada vez mais atividades de lazer no espaço, que ganhou novos ares com a conclusão da reforma e da execução do projeto de paisagismo, finalizados nesta gestão.

A partir do dia 07 de novembro, sempre no primeiro domingo de cada mês, das 15h às 20h, o público terá acesso às atividades de lazer, desportivas e feira de economia solidária. Com proposta temática, a primeira edição do Bom Domingo será dedicada aos “Pets”, com direito a uma feira de adoção para quem quiser aumentar a família. A iniciativa conta com o apoio cultural da Band Natal e é coordenada pelo Gabinete Civil sendo integrada a diversas secretarias e órgãos estaduais como a Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (Sethas), a Secretaria de Estado das Mulheres, da Juventude, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos (Semjidh) e a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) e da Subsecretaria de Esportes e Lazer (SEL).

Já o Viva Costeira foi retomado no dia 19 de setembro, durante a semana estadual do trânsito, e funcionará todo último domingo de cada mês, das 14h30 às 17h, no trecho entre as rotatórias do hotel SERHS e do Bosque dos Pinheiros (antigo Vale das Cascatas, onde será construído o Costeira Parque). Articulado pelo programa RN + Saudável (executado pela Sesap), é uma ação integrada com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RN) para promover qualidade de vida da população e conscientização no trânsito.

Corrida do Servidor

Assim como na edição de 2020, a 9ª Corrida do Servidor ocorreu de forma híbrida, ou seja, os participantes puderam optar, de acordo com sua preferência, o melhor dia e horário para realizar o percurso. Aqueles que escolheram caminhar ou correr o trajeto de 3, 5, 10 ou mais quilômetros em torno do Centro Administrativo, neste sábado, tiveram à disposição uma mesa de frutas, cereais e água para hidratação. Ao todo, foram 450 inscritos, sendo 348 servidores públicos estaduais e 102 corredores do público geral.

O espaço permaneceu aberto das 6h às 11h para esta atividade, momento em que também começaram a ser entregues as medalhas. Quem ainda não retirou pode buscar a medalha na recepção da Escola de Governo a partir da próxima segunda-feira, dia 25 de outubro, entre 8h e 16h.

De acordo com o presidente da Comissão Estadual do PQVST, Ricardo Amaral, a Corrida do Servidor já entrou no calendário esportivo do Estado. “Por isso, mesmo em formato híbrido, não deixamos de realizá-la. Essa é a nona edição da prova que realizamos anualmente. Para o próximo ano, esperamos retomar o formato presencial, onde mais pessoas poderão participar dessa importante atividade em prol da saúde de servidores e cidadãos”, destacou.

Além dos já citados, acompanharam a governadora durante a corrida os secretários estaduais: Virgínia Ferreira (Sead); Carlos Eduardo Xavier (Set); Júlia Arruda (Semjidh); Francisco Canindé de França (subsecretário do Esporte e do Lazer da Seec), bem como outros gestores públicos do Executivo Estadual, como Cristiane Diniz e Betânia Melo (SET/Educação Fiscal), e a educadora física do PQST, Andreza Gaspar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *