Em Luís Gomes, presidente Lula afirma que Ramal do Apodi será concluído em 2025

Em Luís Gomes, presidente Lula afirma que  Ramal do Apodi será concluído em 2025

Presidente reforça a importância de fortalecer as políticas públicas na região Nordeste e da iniciativa de fazer a Transposição do São Francisco. Em palanque, ao lado da governadora Fátima, Lula confirma que o PAC garantirá recursos para obras

Por César Santos – Jornal de Fato

O Ramal do Apodi, da transposição do rio São Francisco, ficará pronto em 2025. A previsão foi feita nesta sexta-feira, 1º, pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), durante a visita ao Túnel de Major Sales, que compõe a obra na região do Alto Oeste do Rio Grande do Norte. Lula estava acompanhado do ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, e foi recepcionado na cidade de Luís Gomes pela governadora Fátima Bezerra (PT).

As obras do Ramal do Apodi foram licitadas no governo passado e iniciadas em 2022. Atualmente, 27% de sua execução já foram concluídos. A previsão é que o empreendimento se estenda por 52 meses, a contar do seu início. Quando concluído, vai beneficiar 750 mil pessoas em 54 municípios dos estados da Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte. O projeto de transposição do rio São Francisco foi iniciado no segundo governo Lula, em 2007, atravessou três governos: Dilma Rousseff, Michel Temer e Jair Bolsonaro, e agora caminha para a sua fase final.

No palanque na cidade de Luís Gomes, Lula reforçou a importância de fortalecer as políticas públicas na região Nordeste e da iniciativa de fazer a Transposição do Rio. “Vamos levar água para o Rio Grande do Norte. Vamos pegar a última região onde não tem água e vamos levar, para que as pessoas tenham o prazer de ter torneira em casa para tomar água, tomar banho, lavar roupa. Isso é dar civilidade ao Brasil”, afirmou.

No Rio Grande do Norte, o presidente retoma a agenda de visitas de acompanhamento das obras da transposição. O projeto tem, atualmente, 98,9% de execução, e é um dos marcos e prioridades do Governo Federal. A transposição levará água tratada a 12 milhões de pessoas que vivem em 390 municípios do Ceará, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte.

A visita desta sexta-feira marca a metade do tempo estimado para sua conclusão. No município de Major Sales, o ramal receberá um túnel de 6,3 quilômetros de extensão, ligando a Paraíba ao Rio Grande do Norte – único estado ainda não atendido diretamente pela infraestrutura física do PISF.

A obra integra o Novo PAC – lançado pelo Governo Federal no dia 14 de agosto – no eixo Água Para Todos, com orçamento total de R$31 bilhões. O eixo tem quatro subeixos: Abastecimento de Água, Infraestrutura Hídrica, Água Para Quem Mais Precisa e Revitalização de Bacias Hidrográficas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *