Conclusão das obras de Duplicação da Reta Tabajara devem ir até primeiro semestre de 2026

por Fabiano Souza Oeste em Pauta

Uma das promessas mais antigas da infraestrutura viária do Rio Grande do Norte, a duplicação da Reta Tabajara – trecho da BR-304 no município de Macaíba – tem nova previsão de entrega: primeiro semestre de 2026. 

Segundo o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), 18,3 quilômetros já foram concluídos até 2024, e a licitação para as obras restantes está em fase de elaboração. 

O investimento total é de R$ 347 milhões. Iniciada em 2014, a duplicação passou por paralisações e sucessivas promessas de conclusão. Apenas nos últimos três anos, o Governo Federal anunciou pelo menos três prazos diferentes, sem cumprir nenhum deles. Em 2023, a última previsão era setembro, mas a obra voltou a ser adiada.

Atualmente, estão sendo executados dois viadutos na travessia urbana de Macaíba, além de outros três viadutos no trecho já duplicado, entre o Viaduto Trampolim da Vitória e o entroncamento com a BR-226.Além da Reta Tabajara, a duplicação de toda a BR-304 no estado também está no radar. 

O DNIT informou que a obra depende da conclusão dos projetos básico e executivo, além do licenciamento ambiental. A duplicação busca ampliar a capacidade da rodovia, melhorar a segurança e eliminar pontos críticos.

Em maio, o Governo do Estado anunciou que os dois primeiros trechos da duplicação da BR-304 serão iniciados em setembro de 2025. O ministro dos Transportes, Renan Filho, confirmou o início das obras durante reunião com a governadora Fátima Bezerra, em Brasília.

Esses dois trechos somam 95,7 quilômetros: o Lote 1 vai de Mossoró a Assu; o Lote 2 começa no entroncamento da Reta Tabajara e segue até Riachuelo. As obras fazem parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC-3), que também prevê a restauração de 800 quilômetros de rodovias estaduais já concluídas e mais 620 quilômetros a serem iniciados no segundo semestre deste ano.

Fonte: Tribuna do Norte

Postagens relacionadas

Deixe um comentário