Cia. Pão Doce realiza três meses de temporada virtual gratuita

Cia. Pão Doce realiza três meses de temporada virtual gratuita

A arte é realmente provocadora de sentidos, instigante para o pensamento e para a ação, exaltando uma característica peculiar humana: a possibilidade de expandir e redirecionar o seu modo de ser, pensar e agir, ou seja, usar a liberdade para transformar a si e o seu meio, assim, a Cia. Pão Doce de Teatro, migra para o ambiente virtual a terceira edição do Projeto Pão Doce na Rural, assim como os projetos Poesia à Vista e Mundarino.

Realizada com recursos do Prêmio Fomento de Incentivo à Cultura Maurício de Oliveira  2019, a programação teve seu início marcado por uma live, ocorrida no dia 08 de outubro com o grupo e representantes das secretarias de Cultura e Educação do Município de Mossoró, fazendo o lançamento de toda a programação que conta com espetáculos, debates, exposição, intervenção literária e muito mais.
O projeto Pão Doce na Rural, contemplado na categoria de Artes Cênicas (Prêmio Ivonete di Paula) estava previsto para ocorrer de maneira presencial, e circularia por diversas comunidades rurais do município a exemplo das edições anteriores, no entanto, em decorrência da pandemia, viu-se a necessidade de adaptação para o meio virtual deste e dos demais projetos, assim, toda a programação, que irá acontecer gratuitamente, poderá ser acompanhada no canal da Prefeitura de Mossoró, no YouTube.

Atenção para a agenda:

No mês da criança, o espetáculo infantil: “Canções daqui, contos do mundo” – ficará disponível de 11 a 30 de outubro. O grupo fará ainda um bate papo com quatro escolas da zona rural no dia 22 de outubro.

Em novembro o grupo irá exibir ainda dentro do projeto Pão Doce na Rural o espetáculo “À Luz do Luar – um Fragmento”,  disponível de 01 a 15 de novembro.

E não para por aí, contemplado com o Prêmio de Música Maestro Batista, o espetáculo Mundarino também ficará disponível de 16 a 30 de novembro no YouTube da Prefeitura Municipal de Mossoró, e no dia 26 mais quatro escolas serão agraciadas com um instante de bate papo acerca da produção assistida.

E para finalizar, no mês de Dezembro Mossoró receberá o projeto Poesia à Vista, contemplado com o Prêmio Audiovisual Nestor Saboya. “Poesia à vista! – Intervenção Literária” É um projeto interativo de ação, visual e digital que propõe uma reflexão artística e cultural em espaços públicos específicos, visando novas percepções sobre cultura popular, através de poetisas e poetas mossoroenses. Mesclando narrativas digitais, poesias, músicas e imagens disponibilizas em blocos interativos, a partir de uma instalação visual de a acesso gratuito.

A Cia. Pão Doce, utiliza há 19 (dezenove) anos a arte como estratégia pedagógica, formativa e informativa, e hoje, é comprovado por diversas pesquisas, que tal prática contribui efetivamente para o desenvolvimento humano.

Sendo assim, não é possível promover uma educação de qualidade sem caminhar por todos os meios de informação/formação e sem trilhar todos os rumos do conhecimento humano (sobretudo o artístico), para que o sujeito seja capaz de descobrir suas potencialidades e desenvolver suas habilidades de forma geral e contextualizada com a realidade em que está inserido.

SINOPSES:

CANÇÕES DAQUI, CONTOS DO MUNDO

Algumas pessoas colecionam tampinhas de garrafas, outras colecionam lápis quebrado, estes aviadores colecionam histórias. Canções daqui, contos do mundo, explora o universo da contação de histórias com muita música e ludicidade.

MUNDARINO

Em Mundarino, o segundo espetáculo da “Trilogia Antoniana” (pesquisa decorrente da poesia de Antônio Francisco), histórias de estrada são pinceladas por uma busca incansável de um homem pelo seu mestre Antônio Francisco, e de uma sujeita que o segue em busca do aprender. Ao manusear a sua parafernália acoplada de instrumentos, quinquilharias, e geringonças, os dois artistas seguem narrando e cantando histórias, poemas e devaneios sobre a vida que contemplaram nesse conglomerado de orquestras-humanas que chamamos “mundo”.

À LUZ DO LUAR

Um coquista, um poeta e um cantador encenam histórias dentro da história de uma cidade no interior do Rio Grande do Norte chamada Mossoró. Em À Luz do Luar, fatos como o Motim das Mulheres e o Voto Feminino, são narrados do ponto de vista da massa, e não da elite. Para este trabalho, a Cia. Pão Doce apostou num formato de aula espetáculo, em que o ator apresenta os fatos ao mesmo tempo em que debate com o público.

CONHEÇA O GRUPO:

A Cia. Pão Doce de Teatro desenvolve desde 2002 projetos na área de artes cênicas, música, audiovisual e dramaturgia, em Mossoró/RN. A partir de 2012, com a primeira edição do projeto Pão Doce da Rural, o grupo passou a dedicar a sua pesquisa e produções no âmbito da cultura popular nordestina, visando preservar e difundir, a partir do teatro, manifestações populares como o cordel, o repente, o coco, a ciranda, o maracatu, o pastoril, caboclinhos, entre outras expressões. O Grupo já contemplou mais de 20 zonas rurais com seus projetos. Desde então, a companhia realizou a montagem de 11 (onze) espetáculos, circulou por 19 (dezenove) estados, entre mais de 120 (cento e vinte) cidades do País. Foi através do espetáculo “A Casatória c’a Defunta”, que a Cia. Pão Doce ganhou visibilidade e reconhecimento nacional, quando participou do maior projeto de circulação artística do País, o Palco Giratório 2016, patrocinado pelo Sesc e Sistema Fecomércio. O grupo, também circulou pelos principais Festivais de Teatro do país.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *