Audiência pública promovida pelo deputado Francisco do PT aponta caminhos para ações em defesa da juventude

Audiência pública promovida pelo deputado Francisco do PT aponta caminhos para ações em defesa da juventude


Os depoimentos de representantes de várias entidades ligadas às questões da Juventude do Rio Grande do Norte, notadamente da área rural, na Audiência Pública realizada na sexta-feira (10), pelo Sistema de Deliberação Remota da Assembleia Legislativa vão traçar os caminhos para novas ações voltadas para o segmento. Essa foi a conclusão que ficou evidenciada após os depoimentos de 10 debatedores, convidados pelo deputado Francisco do PT, propositor da audiência.

“O resultado desse debate aponta caminhos para que o diálogo seja aprofundado com a juventude nos mais diversos segmentos. A partir desse debate vão ser intensificadas ações que possam atender as demandas da nossa juventude do campo, na sucessão rural, políticas públicas, educação e trabalho. Sem uma sucessão garantida no campo, não vamos ter quem produza os nossos alimentos”, registrou o deputado Francisco do PT.

A perspectiva de retorno às aulas precisa ser discutida a partir da saída de casa do estudante, o ônibus que ele vai utilizar, a informação sobre quantos alunos estão vacinados, como está a sala de aula. Esse foi um dos questionamentos dos debatedores.

Também foi levantado que muitos estudantes estão sem acesso à educação, à cultura e ao trabalho, porque não há incentivo do Governo Federal. O acesso da juventude rural às tecnologias se agravou bastante desde o início da pandemia da Covid-19.

Além disso foi abordado o fechamento das escolas e a sucessão rural, com a necessidade de políticas públicas que garantam a manutenção da juventude no campo.

A audiência contou também com a participação do Subsecretário da Juventude do RN, Gabriel Medeiros, que falou sobre ações que têm sido desenvolvidas pelo Governo do Estado para o setor, destacando iniciativas de educação, apoio aos jovens do campo e empreendedorismo. O subsecretário também parabenizou o deputado Francisco do PT pela iniciativa. “Debate e ouvir a juventude é sempre muito importante para poder ouvir as necessidades e os pleitos e esta audiência é um grande espaço para isso. Parabéns ao deputado Francisco pela iniciativa”, destacou Gabriel Medeiros.

Participaram também do debate Stefany Kovalski (UNE), Roberth Góis (UBES), Yadson Magalhães (União Estadual dos Estudantes), Silmara Rodrigue (FETARN), Dannyele Rosana (Sinte-RN), Fernando Ferreira (Rede Juventude Seridó), Francisco Marcos (PJR). Madson Ranier (Vereador de Currais Novos) e Gabriela Leopoldo (UMES)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *