“Antologia Literária dos Poetas do Junco” será lançada no dia 19

“Antologia Literária dos Poetas do Junco” será lançada no dia 19



A Antologia que traz a sensibilidade e o talento de mais de trinta poetas da cidade de Messias Targino será lançada no próximo dia 19, às 18h30, na Câmara Municipal messiense. Devido à pandemia, o evento será transmitido em formato de “live”, através do Facebook dos “Poetas do Junco” e do Instagram de Jocielma Silva (Jocielmasilva_13).

O livro representa a concretização de um sonho dos criadores do grupo “Poetas do Junco”, formado por jovens poetas quando estes ainda residiam na Casa do Estudante. Trata-se de uma ideia que somou com a vocação literária dos messienses e resultou na Associação dos Poetas e Artistas do Junco (APAJ), formalmente criada em assembleia geral virtual realizada no último dia 5 de junho, às 19 horas. O grupo informal se transformou numa entidade, mais ampla e mais atuante.

A proposta, segundo o idealizador do livro e um dos primeiros membros do grupo Poetas do Junco, Aureci Bezerra, era reunir poetas messienses desde os já firmados no campo literário aos que estão estreando. Inclusive a obra traz a poesia de autores que têm seus escritos publicados pela primeira vez, além de alguns poemas de poetas que já faleceram (in memoriam).

Aureci frisa que no primeiro sarau, realizado pelo grupo em 2017, a ideia do livro foi compartilhada e reforçada pelo grupo. Hoje se torna realidade.
O poeta destacou que a proposta de reunir tanto quem já tem intimidade com a escrita quanto quem está rabiscando suas primeiras produções ganhou força e ampliou o público de participantes, dando, assim, visibilidade a todos que estão engajados no campo da literatura no Município de Messias Targino.

“É um sonho que estamos realizando e vamos seguir com novos projetos, promover mais saraus, mais eventos e avançar na cultura”, destaca.

A possibilidade financeira de produção da obra veio através da aprovação do projeto que foi enviado pelo professor e poeta Pedro César para concorrer ao edital da Lei Aldir Blanc.

A Antologia vem com nomes de poetas já atuantes, como Margarida Barbosa, Nonato Almeida, Paulo Almeida, Veridiana Jácome, Alcimar Souza, Aureci Bezerra, João Carias, Lucélia Santos, entre outros.

Pedro destaca que “a Associação vem atuando como uma valorização da produção literária na cidade e também sendo um incentivo para os que querem ingressar na literatura e se empenhar em suas produções”.

Os Poetas do Junco, que seguem inpirados em renomados nomes da poesia potiguar, têm recebido o apoio dos que fazem a Associação dos Poetas Vivos e Afins do Rio Grande do Norte (SPVARN), que, segundo Pedro, é um incentivo que faz diferença na construção da APAJ.

Convite em forma de sextilha do poeta Pedro César e a poetisa Margarida Barbosa

PC
Convidei a escritora
Poetisa Margarida
Ela quem organizou
Esta obra tão querida
Entre os poetas do junco
Uma vitória sofrida

MB
Cada poesia lida
É o canto do sabiá
Invadindo nossa alma
Beleza igual não há
Orgulho do nosso junco
Nossa gente assim terá

PC
Nosso enredo ficará
Para sempre registrado
Poeta que era anônimo
Agora será lembrado
Pois deixou o seu escrito
Que não será apagado

MB
Aceitei esse chamado
Com grande satisfação
Me senti muito honrada
Por essa organização
Nossa antologia poética
Marcará nosso sertão

PC
Essa bela construção
Por nome antologia
Para nós foi grande marco
Em meio a pandemia
Em momentos de tristeza
Veio com essa alegria

MB
Essa nossa antologia
Foi muito bem esperada
Só falta o lançamento
Que por nós é aguardada
Em breve em nossas mãos
Nossa arte registrada

PC
A obra está separada
Tem até bela homenagem
Pra quem viveu entre nós
Que já fez sua passagem
Relembramos in memorian
Deixando sua mensagem

MB
Em cada verso a coragem
Na letra, na melodia
Mostra a versatilidade
E também a maestria
Nosso sangue nordestino
Tecido pela poesia

PC
Iremos marcar o dia
Pra fazer o lançamento
Que será no mês de junho
De preferência ao relento
Estão todos convidados
Pra está nesse momento

MB
No peito o sentimento
Do desejo alcançado
O sonhado lançamento
Será fato consumado
Sua ilustre presença
Será de muito agrado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *